Medalha de ouro não é primeiro lugar

Mais de um associado já me perguntou por que é que eu não cito nas revistas ou no site, que tal vinho ganhou uma medalha neste ou naquele concurso, ou que obteve nota alta deste ou daquele renomado critico de vinhos.

Ainda que existam muitos concursos sérios e ainda que sejam muitos os críticos de vinho que reputo como grandes mestres e profundos conhecedores, não levo em conta esses fatores para fazer nossas seleções.

São várias as razões que me ocorrem, mas uma fácil de entender é que uma grande parte dos vinhos que possam merecer notas médias de 85 pontos ou mais, têm medalhas ou altas pontuações de alguém. E essa grande parte representa dezenas ou centenas de milhares de rótulos.

Já, fazendo referência ao titulo, são muitos os produtores que colocam em seu rótulo: “Medalha de ouro no concurso tal”. Isso leva o consumidor incauto a acreditar que aquele foi o melhor vinho do concurso, a partir de um raciocínio que tem como óbvio: medalha de ouro igual a primeiro lugar. Mas não é assim.

Como norma geral, são dadas medalhas de ouro a todos os vinhos cuja pontuação esteve entre 95 e 100; prata, para aqueles entre 90 e 95; e bronze, para os entre 85 e 90. É possível, então, que, em um concurso no qual concorram mil vinhos, os mil ganhem medalha, sendo que um par de dezenas, o ouro.

Assim, sem saber, eu “chutaria” que quase todos os vinhos selecionados pelo clube têm medalhas ou grandes notas de alguém, mas o real mérito deles é de terem sido selecionados pelo clube – só 18 ao ano.

Ah, a propósito: o Steve Tanzer deu 86 pontos para o Punto Final 2004. Por que ele não provou o 2003? Ora, porque esse já estava reservado exclusivamente para nós! A tempo, se depois de selecionarmos, eu souber que nossas seleções ganharam algum prêmio que considero interessante, posso até publicar a notícia, como já fiz algumas vezes. Mas no fim, o que importa é saber que escolhemos com foco total na qualidade e na experiência enólogica que queremos proporcionar, e isto não precisamos comprovar com prêmios.

 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *