Priorato em 1.600 hectares

Das denominações de origem espanholas continentais, a D.O. Priorato é uma das menores: 1.600 hectares de área. Ainda menores, somente as D.O.s das ilhas Baleares ou Canárias.

Ainda que seu clima possa ser classificado de mediterrâneo, ele possui características próprias, entre as quais, a total ausência de chuvas durante o verão.

priorato2Mas o ponto alto da D.O. Priorato não está no que vem do céu e, sim, no que vem do chão. Seu solo, muito particular, é o responsável principal pelo caráter de seus vinhos e é o que o lançou à fama mundial, bem como o levou ao pódio dos melhores vinhos espanhóis da atualidade.

Intimamente relacionada com o D.O. Priorato está a “licorella”, que é o nome que os catalães dão à “pizarra”, que é como os espanhóis chamam esse mineral cujo nome em português eu desconheço (mas é muito parecido com a ardósia). Creio sejam ambos de xisto, mas a pizarra é muito mais negra e leve que a ardósia e, por isso, é muito utilizada como telha ou quadro-negro – que aliás, em espanhol, se diz “pizarra”.

Pois é a tal da licorella a responsável pelos toques minerais tão apreciados no vinho de Priorato, mas não ela não é o único distintivo. Lá, as vides cultivam-se em terraças. E a lei da D.O. Priorato tem particularidades, como: não aceitar vinhos com menos de 13,5 graus; ou não produzir vinhos “de Crianza”, com evolução em barril. Talvez daí e da total ausência de chuva no verão, venha sua semelhança com os vinhos do Novo Mundo.

Muito comuns nos nomes dos vinhos de Priorato, como da Catalunha em geral, são as expressões “clos” e “mas”, a exemplo de um vinho de uma seleção passada: Clos Gebrat. Ambos fazem referência a uma propriedade rural, tal como os portugueses têm a “quinta”, ou os hispanos, a “finca”.

Fonte da imagem:  http://www.turismepriorat.org/es

 

Quer conhecer a Sociedade da Mesa, clube de vinhos? Acesse nosso site e aproveite a oferta especial para leitores do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *