O nome do vinho

O espumante chama-se espumante, o vinho doce chama-se vinho doce; o porto, o xerez, o licoroso, o de mesa, enfim, todos têm um nome, menos o vinho “vinho”, que é o vinho normal. Acabamos por identificá-lo por contraposição aos demais: seco, fino, tranquilo, etc.

No Brasil, vem-se utilizando muito a expressão “vinho seco”, em contraposição a “vinho doce”, quando se faz referência ao vinho. Não vejo a expressão como um bom nome, pois “vinho seco” já está ocupado e indica algo muito concreto: vinho seco é aquele cujo teor de açúcares é inferior a uns 5 gramas por litro. O doce teria mais de 20 gramas por litro.

Na Espanha, chama-se ao vinho “vinho” de “vinho tranquilo”, em contraposição ao espumante, que seria – por razões evidentes – o “nervoso”.

Há quem diga “vinho fino”. Entendo a preocupação daquele que assim se refere ao vinho, de deixar claro que estamos falando de um vinho de qualidade, um vinho de uva nobre, e não um vinho qualquer. Mas “vinho fino” diz respeito justamente à qualidade do vinho, e não ao seu tipo. Além do mais, essa expressão “vinho fino” pode gerar confusão com o “fino” espanhol, esse, sim, um tipo de vinho.

“Vinho de mesa” talvez seja a forma certa de distinguir esse vinho, ao qual nos referimos dos demais. Não costuma ser usada porque é uma expressão que acabou por estar relacionada com vinho de qualidade inferior. É um nome muito genérico, daí talvez a prevenção em usá-lo.

Curiosamente, a lei brasileira diz que um “vinho de mesa” é aquele que tem de 10 a 13 graus de álcool. Os de 14 a 18 seriam os licorosos. Não diz nada a respeito dos que têm de 13 a 14. Esses, segundo nossa lei, vivem num limbo estranho. Por outro lado, já são muito comuns os vinhos com teores alcoólicos iguais ou superiores a 14 graus que ninguém considera licorosos. São, em definitivo, “vinhos de mesa”.

Mais difusa fica a questão quando observamos que todos eles, em última instância e de alguma forma, são de mesa.

Bem, chamemo-lo vinho.

 

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *