O maior vinhedo do mundo

La Mancha é onde, montado em seu cavalo Rocinante e acompanhado de seu pícaro e fiel escudeiro Sancho Pança, viveu suas aventuras o cavaleiro Dom Quixote, enfrentando moinhos de vento para conquistar Dulcinéia. São várias as referências ao vinho manchego naquela obra: “Tanto alababa el vino que lo ponía por las nubes, aunque no se atrevía a dejarlo mucho en ellas para no se aguase” [Tanto elogiava o vinho que o punha nas nuvens, se bem que não se atrevia a deixá-lo muito nelas para que não se agusse].

A silhueta do nobre cavaleiro é hoje o emblema da Denominação de Origem (ou D.O) “La Mancha”, que é nada mais nada menos que a maior D.O. do mundo. La Mancha, uma das 61 D.O.s espanholas, é responsável por 30% de todo o vinho produzido na Espanha!

Produções em grandes quantidades, de qualquer produto, sempre estiveram em disputas renhidas com a qualidade, e neste caso não é diferente. La Mancha nunca foi conhecida por produzir vinhos de primeira linha, mas, sim, de boa relação qualidade-preço, o que na prática significa vinho para o despreocupado consumo diário. Sua produção vem sendo consumida nas tascas e tabernas de Madri desde tempos cervantinos, e o vinho manchego é o clássico vinho de “chateo” madrilenho. “Chatear” é fazer vida ao pé do balcão de bar, jogar conversa fora com um “chato” de vinho na mão – daí o nome. “Chato” é o clássico copo para vinho das tascas madrilenhas e seu nome vem do fato desse copo ser chato, achatado, baixo, mais largo que alto, sem haste e de paredes paralelas.

O produtor de vinho manchego, no entanto, já percebeu a necessidade da melhora na qualidade e já começou a se mexer. O número de vinhos manchegos que receberam notas superiores a 80 da imprensa especializada dobrou em um ano. É bem provável que esse movimento rumo à qualidade produza algumas cisões na D.O., dando origem a outras D.O.s menores. Seria um movimento natural, pois, numa área tão grande, o normal é que existam e que sejam estimuladas a destacarem-se as peculiaridades locais.

 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *