Cencíbel

Dentre as variedades de cepas autorizadas na D.O. La Mancha, a cencibel é a majoritária. Cencibel é, na verdade, o nome que se dá, na Mancha, à nossa já bem conhecida tempranillo.

É muito comum que uma mesma uva tenha muitos nomes, geralmente regionais. Quando a tempranillo é citada, emenda-se uma lista de seus outros nomes mais conhecidos: tinta del país, ull de llebre, tinta roriz.

Mas há uma lista um pouco mais extensa de outros nomes regionais que a tempranillo assume (talvez você esteja tomando mais tempranillo do que imagine!): ull de llebre, jacivera, tinta roriz, aragonez, arganda, tinto aragon, negra de mesa, garnacho fono, tinto riojano, cencibel, chinchillana, escobera, tinta aragones, tinta monteiro, tinta santiago, tinto fino, vid de aranda, tinta roriz da penajola, verdiell, tempranillo de la rioja, grenache de logrono, ojo de liebre, tinta do inacio, arinto tinto, tempranilla, cencibera, tinto de madrid, tinto de rioja, tinto ribiera, olho de lebre, tinto del país. Ufa!

 

Quer conhecer a Sociedade da Mesa, clube de vinhos? Acesse nosso site e aproveite a oferta especial para leitores do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *