Degustação vertical e horizontal

A maioria de nós já ouviu essas sugestivas expressões mais de uma vez. Soam importantes, causam intriga. Que nada! É realmente elementar, de tão simples. Uma degustação vertical é aquela onde se provam ou se degustam diversas safras de um mesmo vinho. Horizontal é, então, uma degustação onde se provam diversos vinhos de uma mesma safra. É só isso, e nada mais! Assim simples!

Também é simples o que se pretende com isso. Se quisermos saber qual é o liquidificador mais potente, colocamos a mesma fruta em diversos liquidificadores diferentes e vemos qual liquidificador é o primeiro a transformar a fruta em papinha. Mas, se quisermos saber qual fruta se transforma em papinha primeiro, temos de colocar frutas diferentes em liquidificadores iguais.

Quero medir a influência do tipo de uva no vinho? Tento, na medida do possível, conseguir vinhos de uvas diferentes, aquelas que quero comparar, feitos no mesmo solo, clima, pelo mesmo enólogo, com as mesmas técnicas e na mesma safra. Uma degustação horizontal, portanto.

Quero medir a interferência dos barris de carvalho francês, norte-americano ou russo no vinho? Procuro um vinho de mesma uva, mesmo lugar, mesmo enólogo, mesma safra. Uma horizontal, consequentemente!

Quero medir os efeitos da safra num vinho? Procuro um mesmo vinho de safras diferentes. Degustação vertical.

E por aí afora. O que se quer medir é a variável e procura-se que todo o demais seja constante. Poderíamos dispensar os nomes vertical e horizontal e chamá-las todas de degustações de variável única? Sim. E por que aquela cuja variável é o tempo se chama “vertical”, se o homem sempre representou o tempo como uma linha horizontal? Convenção, pura convenção.

A acuidade da degustação de variável única nunca é total. As constantes nunca serão exatamente constantes, e as variantes, não tão únicas. Em um mesmo rótulo de safras diferentes, as safras serão diferentes, mas as idades também. As diferenças entre esses vinhos dever-se-ão à safra propriamente dita, ou à idade do vinho.

 

Quer conhecer a Sociedade da Mesa, clube de vinhos? Acesse nosso site e aproveite a oferta especial para leitores do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *